Festival Gastronômico Saul Galvão

De 25/04 a 11/05 de 2014 em Jaú

Acesse www.festivalsaulgalvao.com.br e confira todos os detalhes, fotos e as últimas notícias do evento que está aguçando o paladar jauense!

“O negócio é passar bem”

Esse festival gastronômico tem como objetivo apresentar a qualidade e a diversidade da alimentação fora do lar na cidade para os jauenses, vizinhos da região e visitantes de todo o Brasil. Trata-se de uma mostra do melhor da alimentação, seja pela variedade dos pratos oferecidos como também pelo valor dos pratos, sejam eles preparados por “chefs”, profissionais formados e treinados nas melhores escolas ou por cozinheiros talhados pelo tempo e talento natural. Pratos sofisticados ou triviais são todos preparados de forma a agradar o paladar de “gourmets” e do cidadão comum, que querem degustar algo especial ou mesmo para acompanhar uma boa conversa entre casais, famílias e amigos. Participe, visite nossos estabelecimentos, alimente-se bem e gaste pouco. Com dizia nosso homenageado, o crítico gastronômico Saul Galvão: “o negócio é passar bem!”. Esse é o nosso lema.

01
QUEM FOI SAUL GALVÃO!?

Saul Galvão de França Júnior nasceu em Jahu  – “modéstia à parte”,  como ele dizia – em 3 de abril de 1942. Filho de fazendeiros aprendeu a formar o gosto em mesas com muitos assados e itens clássicos da culinária do interior. Foi para São Paulo em 1960, para estudar direito no Largo São Francisco, mas não se formou.

Nos anos seguintes, sempre entre o Jornal da Tarde e o Estado, Saul passou por editorias como a de Política e a Internacional. Em 1978, surgiu então o crítico de restaurantes: o Jornal da Tarde queria um substituto para Paulo Cotrim, um dos precursores da atividade em São Paulo. Saul foi o escolhido para a tarefa. Funcionou tão bem que, em pouco tempo, ele estava só se dedicando à comida. Saul ia muito à França nos anos 90 e aproveitava as viagens para fazer estágios em restaurantes estrelados, como o Troisgros.

Continuou aprimorando os dotes de culinarista e, em 1987, lançou o primeiro livro, Os Prazeres da Mesa, com receitas de cozinhas paulistanas famosas. Paralelamente, ele se aprofundava nos vinhos, outra paixão. E Saul se transformou em um dos maiores experts do Brasil, a ponto de, em 1992, lançar o clássico Tintos e Brancos.

Nos últimos anos, ele escreveu religiosamente no Paladar (às quintas), sobre vinhos, e no Guia (às sextas), sobre restaurantes. Tornou-se uma grife no melhor sentido do termo, com seu jeito expansivo e seus bigodes fartos. E cativou os leitores com informações precisas, comentários consistentes e uma devoção sincera aos prazeres da vida. “O negócio é passar bem” virou seu slogan, propagado no jornal, A personalidade forte, as tiradas afiadas, sempre foram sua marca.

Faleceu em 9 de setembro de 2009 por complicações advindas de câncer. Logo após seu falecimento o Vereador Fernando Frederico institui a “Semana Saul Galvão de Gastronomia” no Município de Jahu sob a lei 4523/2010.

02

Conheça os participantes acessando o site!!

03

/o-melhor-de-jau/festival-gastronomico-saul-galvao/
Comentários