Dicas para montar sua vitrine!
Será que você esta cuidando da sua vitrine como ela merece?
Agora que você já viu no post anterior alguns itens para pensar na sua vitrine, vamos à algumas dicas práticas:
Planejei, formulei a mensagem e agora vamos ter que transformar esta mensagem em imagem. Selecione os produtos que deseja utilizar, analise se estão em perfeito estado de conservação. Afinal não dá para colocar na vitrine uma roupa amassada, um calçado amarrotado, não é mesmo?
E os suportes que vou usar como estão? Os meus manequins estão limpos? Tenho os suportes que necessito ou preciso providenciar? Lembre-se que os produtos devem ser expostos da melhor maneira possível e quando começo a pensar na minha vitrine como ferramenta de venda é necessário investir algum capital nela para ver o retorno acontecer. Jamais devemos expor um produto diretamente no chão da vitrine. O espaço que tenho para minha vitrine está limpo? Está bem iluminado?
A iluminação é vital tanto para a loja como para a vitrine. Gosto de utilizar iluminações separadas – a da loja e a da vitrine. Faça um projeto de iluminação que caiba no orçamento da loja tanto a sua execução como a sua utilização e manutenção. Nada adianta um projeto de iluminação maravilhoso se eu deixa-lo apagado devido ao custo de utilização. Parece loucura, mas vemos isso diariamente em nosso comércio.
A criatividade faz parte deste processo de elaboração de vitrine. Portanto é recomendado que você utilizasse os trabalhos de um profissional especializado nisso. Quando percebemos a importância da vitrine para o nosso negócio simultaneamente percebemos a importância do vitrinista ou do consultor de imagem de negócio.
Pense na possibilidade de limitar sua vitrine com um fundo. Afinal você está direcionando o consumidor para ver e ler a mensagem imagética que você planejou para ele. Quando mantemos a vitrine aberta, onde a imagem da loja se mistura a imagem da vitrine temos muitas informações visuais e na maioria das vezes o consumidor olha tudo e não enxerga nada. Perde-se o foco da mensagem. Há inúmeras maneiras de fazer um fundo para a sua vitrine.
Gosto de trabalhar com mobiliários inteligentes, nada fixo, tudo pode ser remodelado e reformulado de acordo com a mensagem da vitrine em questão.
Tentei ilustrar para ficar mais fácil de entender.
Ainda tem mais dicas!
Acompanhem!
Beijos
Érica Javaroni
Formada em Négocio de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós graduada em Administração e Marketing e Pós graduando em Criação e Comunicação de Imagem para Moda. Especialista em vitrinismo e Visual Merchandising. Consultora de Imagem e desenvolvimento de produtos de Moda. No mercado há 20 anos trabalhando com Moda.