A tendência é antecipar tendência!
Olá, já estava com saudades de vocês!
Andei um pouquinho por ai para ver o que está acontecendo no nosso mundinho fashion. E vou precisar plagiar o nosso querido Luciano Huck dizendo: Loucura, loucura, loucura!!!
Meados de Março, um calorão…e muitas vitrines lançando a coleção Inverno 2013. Fiquei me perguntando o que estaremos vendendo em junho/julho. E a loucura não para por ai, afinal a maior tendência do momento é antecipar a tendência da próxima estação. As vitrines com a coleção de inverno trazem muitas informações do verão 2014.
Bom? Ruim? Sinceramente acho bem confusa todas estas informações misturadas. Serão os sinais de uma globalização descontrolada?
Como Consumidora acho bastante complicado, pois nos cansamos rápido demais deste bombardeio de informações e estamos sempre buscando algo novo e diferente. Não acredito que a venda de inverno desde o início do mês esteja acontecendo a contento dos lojistas e dos consumidores.
Como Lojista fico pensando a dificuldade em programar as compras da estação, em qual tendência se guiar, afinal ainda tem São Pedro que adora nos pregar peças. Desta forma nunca sabemos quantos dias teremos de inverno e se realmente o teremos. Não é?
Como Designer/ Estilista, seja de qual for o produto que desenvolve dentro da área de moda, está sendo transformado em máquina de criação. A cada semana temos que entregar novas coleções e novidades. O processo criativo, a exploração profunda de um tema, a maturação das ideias e desenvolvimento como fica? Está cada dia mais difícil ter criatividade e saúde para aguentar esta maratona.
Não sei onde vamos parar. Acredito que não haja vantagens para ninguém nesta avalanche de informações antecipadas.
Tenho saudades de estações definidas, onde trabalhávamos o verão, alto verão, liquidação, meia estação, inverno, liquidação, verão novamente. Acho que estou entregando a minha idade….! Nê? Éramos felizes e não sabíamos!
Esperávamos ansiosas as novas coleções. Hoje isso não acontece, pelo menos comigo. E você?
A minha dica para os lojistas e designer – independente da estação tenha foco em seu cliente potencial, trace estratégias para se aproximar e conhecê-lo cada vez mais. O estudo do comportamento do consumidor e seus hábitos de consumo podem dar o eixo certo das compras e criações para as próximas estações.
O estilo é muito mais importante que a moda.
Se através da sua vitrine, do seu atendimento e produtos conseguir a identificação do seu público-alvo o restante será consequência.
O consumidor está cansado de ver o mesmo do mesmo em todos os lugares, ele busca identificação com uma loja ou marca. Algo que o encante!
Pesquise seu público-alvo e crie um canal de comunicação eficiente através do estilo do seu consumidor.
Nos próximos posts, seguindo a tendência de antecipar tendência, trago para vocês informações para o próximo Verão.
Beijos e até breve!
Erica Javaroni
Formada em Négocio de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós graduada em Administração e Marketing e Pós graduando em Criação e Comunicação de Imagem para Moda. Especialista em vitrinismo e Visual Merchandising. Consultora de Imagem e desenvolvimento de produtos de Moda. No mercado há 20 anos trabalhando com Moda.