Da Era do produto para a Era da Experiência!

Há algum tempo atrás os consumidores buscavam produto por poucas vias existentes. Isso foi ontem! As mudanças com relação aos hábitos de consumo, produtos e as formas de encontra-los estão sendo alterados em uma velocidade assustadora.

A busca por um determinado produto apenas para suprir uma necessidade é coisa do passado. Hoje compramos experiência e suprimos nossos desejos que rapidamente dão lugar a novos desejos.

://www.malaguetanews.com.br/destaques/a-era-da-experiencia-na-comida
://www.malaguetanews.com.br/destaques/a-era-da-experiencia-na-comida

Vender o produto já não basta, agora é preciso criar experiência de compra, fazer com que o ato da compra seja prazeroso, agradável e principalmente inesquecível.

Vender um produto ou serviço qualquer um pode fazer, mas vender um sonho requer estratégias bem mais elaboradas, é aí que entra o marketing de experiência, chamado também de marketing sensorial.

Quando paramos para pensar que estas experiências agregam valores a produtos, valores intangíveis, porém fundamentais para a fidelização dos clientes.

A aplicação do marketing de experiência ou sensorial pode ser feito dentro da empresa, loja com ações básicas inseridas no dia-a-dia ou fora da empresa em uma ocasião especial, ou o melhor em ambas as situações.

Vídeo – Adidas – http://www.youtube.com/watch?v=P_viuhvtXeM

Para isso o marketing da Experiência trabalha com os 3V`s: Verdade, Vontade e Valores.

Verdade – Ninguém quer viver em um mundo de ilusões. Não é aconselhável relacionar-se com produtos e serviços que não estejam relacionados à verdade. Ser verdadeiro está associado ao caráter, que consequentemente está associado a valores pessoais. Podemos sonhar, sentir, mas o produto é real e possui as suas características e funções de forma real.

Video LG – http://www.youtube.com/watch?v=nzL7jtH2qU4

Vontade – Parte essencial para que o Marketing de Experiência aconteça. Precisamos estar abertos e dispostos a usufruir deste momento. Caso eu esteja de mau humor, os meus sentimentos naquele momento irão influenciar a vivencia e o resultado.

A Odisséia de PI – http://www.youtube.com/watch?v=6S2gbcsHhqQ

Valores – Valor está ligado a algo que permaneça de positivo, que acrescente ou transforme para melhor aquela pessoa. Quando vivemos uma experiência de valor, há grandes chances de ela gerar conexões fortes e positivas com a marca envolvida.

O marketing de experiência, quando alcança o patamar dos 3V’s está pronto para criar momentos de excelentes trocas entre consumidores e marcas.

Fique atento e pense o que a sua empresa ou produto pode proporcionar a seus consumidores em termos de experiência e grave seu nome na mente e no coração dos seus clientes. Seja qual for o seu negócio, fica a dica!

Beijos e até a próxima!

Erica Javaroni

Formada em Négocio de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós graduada em Administração e Marketing e Pós graduando em Criação e Comunicação de Imagem para Moda. Especialista em vitrinismo e Visual Merchandising. Consultora de Imagem e desenvolvimento de produtos de Moda. No mercado há 20 anos trabalhando com Moda.

/erica-javaroni/da-era-do-produto-para-a-era-da-experiencia/
Comentários